sexta-feira , 16 maio 2025

Bateria acabando rápido? Atualização do celular pode ser o problema

  • O aumento repentino no consumo de bateria dos celulares Android e iPhone (iOS) pode acontecer devido a atualizações do sistema operacional. Embora isso possa causar preocupações à primeira vista, existem algumas explicações para o problema. Longos processos em segundo plano durante a instalação e a adição de novos recursos (principalmente de inteligência artificial) são, por exemplo, responsáveis por uma exigência maior de energia. A seguir, confira cinco motivos para o elevado consumo de bateria após atualização do sistema operacional.

Bateria do celular acabando rápido após atualização do sistema operacional? Veja 5 motivos
que preparamos uma matéria listando cinco motivos que explicam o alto consumo de bateria após o update do sistema operacional. No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados.

Aumento de atividade em segundo plano
Novos recursos podem consumir mais bateria
Atualizações podem alterar configurações da bateria
Aumento no tempo de tela
Bugs podem drenar a bateria

  1. Aumento de atividade em segundo plano
    Após a atualização recente do iOS para a versão 18.4, muitos usuários de iPhone relataram que a bateria passou a acabar mais rápido. A explicação para isso — válida para qualquer celular — é simples. Durante a instalação do novo sistema operacional, o aparelho executa diversas tarefas em segundo plano, como indexação de dados e reorganização de recursos. Essa atividade pesada e contínua, somada ao uso do dispositivo no dia a dia, acelera o consumo de energia. Quando o processo termina, a tendência é que o desempenho volte ao normal.
  2. Novos recursos podem consumir mais bateria
  3. Grandes atualizações costumam introduzir novos recursos, o que pode aumentar o consumo de bateria. Em tempos de smartphones com inteligência artificial integrada — como a Apple Intelligence e a Galaxy AI —, esse consumo tende a ser ainda maior. Além disso, funções como rotinas automatizadas e localização ativa operando em segundo plano podem se tornar vilãs da bateria. Se você notar uma queda brusca na autonomia do componente após uma atualização, vale revisar os recursos ativos e desativar aqueles que não são essenciais.
  4. Atualizações podem alterar configurações da bateria
  5. Algumas atualizações alteram intencionalmente as configurações da bateria, com a ideia de preservar a saúde e prolongar a vida útil do componente. Isso pode, entre outras coisas, fazer com que o aparelho limite a carga total ou reduza o tempo de carregamento. Por isso, é importante verificar as configurações após uma atualização para garantir que estejam alinhadas com suas preferências.
  6. Aumento no tempo de tela
  7. Pode parecer bobagem, mas o aumento de tempo de tela é um dos motivos que elevam o consumo de bateria. Após uma grande atualização de software, com novidades e mudanças na interface, é natural que o usuário passe mais tempo explorando cada novo detalhe do aparelho. Naturalmente, quanto mais tempo o dispositivo permanece ativo em uso, maior será o gasto de energia.
  8. Bugs podem drenar a bateria
  9. Embora as atualizações sejam projetadas para melhorar o desempenho do celular, nem sempre elas estão livres de falhas. Um exemplo recente foi a interrupção da atualização da Samsung para a One UI 7 devido a um bug crítico. E esses bugs podem ser diversos, incluindo um inesperado consumo elevado da bateria. Além disso, os aplicativos instalados no celular podem não estar otimizados para a nova versão do sistema operacional e, como consequência, drenar a bateria do dispositivo. Em ambos os casos, a única coisa a ser feita é aguardar que a fabricante do aparelho e a desenvolvedora do app lancem atualizações que corrijam os bugs.

Verificar também

Dell rebatiza notebooks e aposenta nomes Inspiron, XPS e Latitude

A Dell anunciou, nesta segunda-feira (6), uma reformulação total nos nomes dos seus notebooks. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.