quinta-feira , 4 dezembro 2025

As 12 novidades mais interessantes do macOS High Sierra, sistema da Apple

A Apple lança nesta semana o macOS High Sierra, uma atualização gratuita para usuários de computadores Mac. O sistema herda o mesmo design de versões anteriores, mas promete uma série de melhorias em aplicativos nativos e recursos de performance. Pela primeira vez, o software terá suporte para realidade virtual, e ainda oferece um sistema de arquivos que deve acelerar o desempenho de tarefas locais. Entre os apps que recebem novidades, os destaques vão para Safari, Fotos e Mail.

O macOS High Sierra é compatível com modelos de MacBook e iMac fabricados desde 2009; e de MacBook Pro, MacBook Air, Mac Mini e Mac Pro produzidos a partir de 2010. Veja, a seguir, os 12 principais recursos da versão.

 

macOS High Sierra: o que muda no novo sistema da Apple para computador

Safari

O navegador Safari ganha vários recursos no novo macOS, incluindo modo de leitura fixo para sites selecionados pelo usuário, bloqueador de anúncios integrado e pausa automática de vídeos em páginas na web. O programa ainda estreia atualizações no WebKit, tecnologia da Apple para a internet que otimiza páginas para o Safari. Segundo a empresa, o browser está até 4,3 vezes mais rápido na renderização de JavaScript.

Mail e Spotlight

O conjunto de melhorias do aplicativo de mensagens eletrônicas Mail começa com um sistema de buscas mais inteligente, integrado ao Spotlight. Em tese, o serviço é capaz de encontrar mensagens mais rapidamente por meio de palavras-chave. Há ainda um novo modo de tela cheia que aproveita melhor o display, e um recurso de armazenamento de mensagens que economiza até 35% de espaço em disco. Fora do Mail, o Spotlight também passa a oferecer informações sobre voos.

Fotos

O aplicativo nativo de fotos do macOS ganhou interface mais organizada, que inclui uma aba de memórias com galerias curadas digitalmente usando a biblioteca do iCloud. Há ainda uma série de novas ferramentas de edição, com novos filtros, seletor de cores e editor de curvas para melhorar o aspecto das imagens.

É possível ainda exportar o conteúdo para outro programa, como Photoshop ou Pixelmator, para fazer ajustes específicos, e retornar a imagem para o Fotos facilmente. Em geral, o app está mais aberto, passando a aceitar o download de extensões para adicionar recursos extras, como no editor da Adobe.

Na hora de editar Live Fotos, o programa permite aplicar os mesmos efeitos disponibilizados no iOS 11: Loop, Vai e Volta, e Longa Exposição.

Formatos de arquivos HEVC e HEIF

Outra melhoria para editar conteúdo multimídia é o suporte a arquivos dos tipos HEVC para vídeo e HEIF para fotos. Também novidades no iOS 11 para iPhone, os novos tipos de compressão reduzem o tamanho das capturas ao mesmo tempo que mantêm a qualidade do material. Usuários de iPhone 7 ou superior, com o sistema atualizado, poderão transferir os arquivos para o Mac e editar nativamente. No Windows, é preciso converter antes de realizar alterações.

Apple File System

O macOS High Sierra passa a usar um novo sistema de arquivos proprietário da Apple, chamado de Apple File System. Segundo a empresa, a tecnologia permite maior desempenho nos computadores da marca, com aumento de velocidade do disco em tarefas como copiar e colar arquivos pesados. Os reflexos da novidade, porém, tendem a aparecer de várias formas, possivelmente até acelerando a performance de Macs antigos.

O High Sierra traz conteúdos em realidade virtual para os computadores da Apple. Desse modo, os dispositivos passam a ser compatíveis com aparelhos como o HTC Vive para, entre outras tarefas, jogar games com alto grau de imersão. A novidade é facilitada por melhorias no Metal 2, a API gráfica da Apple para criação de experiências com riqueza de detalhes visuais. Uma das vantagens do recurso é a integração com aprendizado de máquinas na GPU, expandindo as possibilidades para desenvolvedores de apps e jogos.

Siri

A Siri estreou no Mac na versão Sierra e ganha duas novas funções na atualização mais recente. A assistente pessoal da Apple agora conta com voz mais natural e próxima a de um ser humano. A fabricante promete variações de tom, ênfase e ritmo em conversas. Em conjunto com o Apple Music, a inteligência artificial também passa a aceitar comandos para tocar músicas, selecionando faixas baseadas no gosto do usuário.

Notas

Ao criar anotações, usuários de Mac notarão mais ferramentas disponíveis, como tabelas, fixação de notas e busca interna. Ao usar o último recurso, será possível encontrar trechos específicos dentro de um texto.

FaceTime

O FaceTime tem um novo recurso que permite capturar a tela da videochamadas e transformar em uma Live Foto. O amigo do outro lado recebe uma notificação, e você pode compartilhar o conteúdo no iMessage para relembrar uma conversa com alguém importante – a foto vai para a galeria e pode ser acessada também no iPhone e no iPad.

Copiar e colar universal

A área de transferência universal que estreou no macOS Sierra ficou melhor na nova versão. Agora o recurso funciona com qualquer arquivo. Basta copiar normalmente com “Command+C” para ter o item disponível em outros dispositivos conectados com a sua conta. A Apple faz a transferência do conteúdo pela internet e mantém por um curto período disponível para usar em outros iPads, iPhones e Macs.

iCloud e Compartilhamento familiar

O compartilhamento familiar está mais fácil de usar no High Sierra, com uma tela única para gerenciar apps e serviços comprados para vários membros de um mesmo grupo familiar. O administrador da conta pode controlar o espaço disponível para cada pessoa e saber quanto elas estão consumindo. Já o iCloud, serviço de armazenamento em nuvem da Apple, passa a permitir compartilhamento de links diretos de arquivos, compartilhamento de documentos para edição e acesso dentro de apps compatíveis, como o Photoshop.

Touch Bar

O MacBook Pro com Touch Bar ganhou seis novos controles, incluindo ajuste de brilho e volume; botão para ativar Night Shift e AirPlay, além de atalhos para espelhamento, configuração de display secundário e música em reprodução. Outra novidade está no seletor de cor, que exibe um novo visual com mais espaço para trabalhar. Por fim, ao assistir a um vídeo, a barra sensível ao toque do computador mostra novos atalhos para legendas, tela cheia e modo PiP (que abre uma janela flutuante para você continuar navegando normalmente por apps enquanto vê um conteúdo).

Verificar também

ESPECIALIZADA EM TODA LINHA APPLE

Especializada em recuperação de todos os modelos de placas de TODA LINHA APPLE!   Unidades …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *