Escolher um notebook com a tela correta pode não só mudar completamente a experiência dos usuários, mas também aumentar a produtividade. No mercado brasileiro, boa parte dos notebooks disponíveis, principalmente no segmento de entrada, contam com painéis do tipo TN, que são mais simples. Já laptops mais avançados podem trazer até painéis com tecnologia OLED, oferecendo assim cores mais vibrantes, melhor contraste e uma qualidade visual bem superior.
Além de tipos de displays, tecnologias como IPS e HDR podem fazer com que você tenha uma experiência melhor com a tela de seu notebook. Uma tela melhor pode ser decisiva para um bom trabalho, no caso de artistas e editores de vídeo, ou uma experiência audiovisual de topo, para quem pretende assistir e jogar. O conforto visual também está totalmente relacionado à opção escolhida. Pensando nisso, apresentamos um guia que pode te ajudar a encontrar a tela ideal em seu novo laptop. Confira abaixo.
No índice abaixo, veja todos os tópicos que serão abordados para tirar suas dúvidas sobre os tipos de telas de notebooks:
Quais são os tipos de painéis?
Resolução maior e seus benefícios
Os impactos da taxa de atualização (Hz)
É possível trocar a tela do notebook?
Afinal, qual é a melhor opção de tela?
1. Quais são os tipos de painéis?
A maior parte dos laptops oferecidos no mercado brasileiro contam com telas do tipo TN (Twisted Nematic), que apresentam cores mais lavadas e ângulos de visão bem prejudicados. O padrão tem como característica exigir que os usuários posicionem a tela de um jeito bem especifico, já que os ângulos podem causar distorções nas cores. Outro tipo de tela comum é o VA (Vertical Alignment), que aparece em alguns modelos de entrada e intermediários e, apesar de oferecer melhores contrastes que as telas TN, ainda tem ângulos de visão limitados e a qualidade de exibição das cores prejudicada.
Os painéis IPS por sua vez, oferecem uma qualidade de imagem com ângulos de visão melhores e sem distorções nas cores. Porém, para quem busca o que há de melhor no mercado, a tecnologia OLED entrega o máximo em qualidade visual, contraste e definição. Com um sistema no qual cada pixel emite sua luz, permitindo que, além de mais eficiente, a tela seja mais fina.
2. Resolução maior e seus benefícios
A resolução é mais um ponto que impacta significativamente a experiência de uso. É muito comum associarmos resolução a “qualidade visual”, mas, na prática, uma tela com maior resolução permite que você tenha um volume maior de informações no display. Ou seja, para quem utiliza múltiplas janelas abertas, mais resolução faz toda a diferença. Infelizmente, notebooks de entrada oferecidos no mercado brasileiro ainda contam com telas com resolução apenas em HD (1366×768).
Investindo um pouco mais você já pode encontrar laptops com telas em resolução Full HD, fazendo com que a experiência com os equipamentos seja aprimorada. Modelos com resolução QuadHD (2K) ou 4K ainda não são tão comuns, eles até existem, mas ainda correspondem a uma fatia bem pequena das opções disponíveis no mercado.
3. Os impactos da taxa de atualização (Hz)
A taxa de atualização diz respeito ao número de quadros por segundo que um display é capaz de exibir, sendo assim uma característica que salta aos olhos dos jogadores. A maioria dos notebooks “comuns” disponíveis no Brasil entrega uma tela com 60Hz, o que é adequado para uso comum e profissional sem tarefas de vídeo. Soluções mais avançadas já trazem atualizações de 120, 144 e até 165Hz, entregando mais performance em alguns cenários exigentes.
4. É possível trocar a tela do notebook?
Na maior parte dos notebooks, você só consegue trocar a tela por outra com as mesmas características da original, não sendo possível fazer um “upgrade”. Porém, algumas linhas de notebooks premium oferecerem alternativas de telas com mais resolução e até mesmo com algumas características diferentes, permitindo assim que você realize a melhora do componente. Desse modo, se você tem um notebook que já não o atende bem por causa da tela, vale pesquisar se existe a possibilidade de substituição do display por uma solução mais avançada.
5. Afinal, qual é a melhor opção de tela?
Sem dúvida, atualmente a melhor opção disponível em laptops é a tecnologia OLED. Porém, a solução ainda aparece apenas em modelos do segmento premium, o que faz com que a oferta de laptops com ela seja bem limitada e o custo consideravelmente mais alto.
Considerando uma alternativa com maior disponibilidade, o ideal é procurar por modelos de notebooks que ofereçam telas IPS com ao menos 1080p de resolução. Assim, você não vai sofrer tanto com questões de ângulos e qualidade de cores. Além disso, muitas fabricantes oferecem tecnologias específicas para a melhora do contraste e até para reduzir o impacto dos reflexos. Veja as especificações e encontre a solução que melhor se adequa ao que você precisa.