A Apple registrou uma nova patente de um dispositivo com tela enrolável. O projeto prevê que o iPhone, o iPad ou até macbooks tenham displays que podem ser desenrolados a partir do corpo do aparelho e recolhidos novamente quando não estiverem em uso. O protótipo foi registrado em meio aos rumores de que a empresa estaria desenvolvendo um iPhone dobrável, o que nunca confirmado pela fabricante. A novidade sinalizaria, contudo, que a maçã estaria investindo em alternativas aos vincos encontrados nos aparelhos dobráveis atuais.
A descoberta foi feita pelo site Apple Insider, especializada na cobertura da fabricante dos iPhones. Segundo o pedido de patente, o projeto é intitulado “Dispositivo Eletrônico com Estruturas de Display Flexíveis”. Uma imagem anexada ao documento mostra que a tela seria guardada dentro do aparelho em um ou dois rolos internos. No momento do uso, esses rolos se estenderiam para liberar o display, que seria sustentado por estruturas rígidas e estáveis que garantiriam que ela ficasse visível sem bordas enroladas.
O projeto revela que o aparelho pode ter um corpo construído em material rígido para armazenar os componentes eletrônicos e o display, possibilitando que ele seja parcial ou totalmente estendido conforme a necessidade do usuário. Outro detalhe é que, mesmo quando a tela estiver enrolada, parte dela seguiria visível por meio de uma janela transparente que permite a exibição contínua de informações.
A patente não especifica que tipo de produto seria lançado com a tecnologia, que poderia ser aplicada a diferentes dispositivos, como celulares, tablets, notebooks e smartwatches. A ideia é otimizar o espaço interno e possibilitar designs mais finos, sem comprometer a usabilidade. Este projeto em específico é assinado por Scott A. Meyers, responsável por mais de outras 150 patentes da Apple.
Vale lembrar que este é o sexto pedido feito pela Apple à tecnologia de tela enrolável. Desde 2017, outros cinco protótipos foram patenteados pela empresa, mas nunca chegaram a ser lançados oficialmente. A cada novo registro, os desenvolvedores da maçã vem refinando aspectos como o sistema de rolagem, o suporte estrutural e a resistência da tela, indicando que os estudos vêm avançando.
A Apple não é a única no desenvolvimento de telas flexíveis e enroláveis no segmento de smartphones. Em 2022, a Motorola apresentou um conceito de celular com tela que se estende verticalmente, passando de 5 para 6,5 polegadas com o toque de um botão. Já a Samsung trabalhou no desenvolvimento de modelo com display enrolável na horizontal, que se expande lateralmente, transformando um smartphone tradicional em um tablet compacto.
Apple estaria desenvolvendo iPhone dobrável
O mais recente rumor sobre o possível iPhone dobrável revela que a Apple está desenvolvendo internamente um dispositivo com tela interna de 7,58″, em parceria com a Samsung Display, visando eliminar o vinco visível comum nos modelos dobráveis atuais. O protótipo deve contar com estrutura em titânio e dobradiças reforçadas por vidro metálico para maior durabilidade, com design no formato “caderno”, similar ao Galaxy Z Fold. A Apple, contudo, nunca confirmou que está trabalhando no projeto.