- O Android 16 teve seus detalhes anunciados pelo Google no evento The Android show, realizado na terça-feira (13). Entre as novidades do sistema operacional que os usuários precisam conhecer, estão o recurso Find Hub, desenvolvido para auxiliar na busca por um dispositivo perdido. Além disso, o design será repaginado com cores mais vivas e um sistema de animações no Material 3 Expressive. A inteligência Artificial também recebe atualização, com o Gemini Google disponível em dispositivos como smartwatches e carros. Confira, a seguir, sete coisas legais da atualização para você conhecer.
Android 16: 7 coisas legais da atualização para você conhecer
O Android 16 foi anunciado com diversas novidades que o usuário pode gostar de conhecer. Confira, a seguir, os tópicos abordados na matéria:
Central de Controles com atalhos
Find Hub para localizar o celular
Gemini disponível em mais dispositivos
Verificador de mensagens no Google Mensagens
Material 3 Expressive
Recursos contra roubo físico
Aviso de compartilhamento de tela com contatos desconhecidos
- Central de Controles com atalhos
A atualização para o Android 16 trará uma Central de Controle redesenhada, que passará a permitir uma reorganização e personalização mais completa dos atalhos. Assim, com a nova interface, o usuário poderá escolher quais ferramentas quer deixar em destaque, como a “Lanterna” e a função “Não Perturbe”. A mudança deixará o painel mais funcional e adaptado às necessidades de cada usuário, facilitando o acesso aos recursos mais usados no dia a dia. Além disso, a proposta lembra a central do iPhone (iOS), mas com a flexibilidade tradicional do Android. - Find Hub para localizar o celular
- O recurso Find Hub chegará para substituir o Encontre meu Dispositivo. A nova versão ampliará as possibilidades de rastreamento, que antes se limitavam a celulares. Agora, será possível buscar objetos pessoais e até pessoas próximas, como amigos e familiares. Para isso, o Find Hub funcionará por meio de conexão via satélite, permitindo que mesmo sem sinal, seja possível compartilhar sua localização com um contato de segurança. Além disso, o Google fechou parcerias com companhias aéreas para localizar bagagens extraviadas com rapidez.
- Gemini disponível em mais dispositivos
- O Gemini, assistente de voz do Google, fará parte de mais dispositivos do ecossistema Android. Em smartwatches compatíveis, por exemplo, será possível usar comandos de voz para realizar ações, como criar lembretes e interagir com aplicativos. Já em automóveis que possuem conectividade com o Android Auto, os motoristas poderão usar IA para ter conversas naturais e receber respostas assertivas com comandos simples. Nas TVs, o Gemini funcionará como um assistente de sugestões, recomendando filmes e séries com base nos interesses do usuário.
- Verificador de mensagens no Google Mensagens
- Um novo recurso de segurança para o Google Mensagens chegará com a atualização para o Android 16. Trata-se do Verificador de Mensagens, uma ferramenta que permite confirmar a identidade de quem está do outro lado da conversa. A verificação é feita com base em chaves de criptografia públicas, dificultando que alguém se passe por outra pessoa durante os chats. A novidade amplia a segurança do RCS, protocolo usado no aplicativo.
- Material 3 Expressive
- Com a chegada do Material 3 Expressive, a interface do Android se tornará “menos chata visualmente”, de acorco com o Android. O recurso adicionará muitas cores vibrantes e um sistema de animações naturais, que reagem a cada toque do usuário. Um exemplo da função será visto ao remover notificações: os alertas próximos também reagirão sutilmente ao toque de arrastar, criando um efeito visual interessante. A resposta tátil, com leves vibrações sincronizadas aos gestos, também foi aprimorada para oferecer uma nova experiência no display.
- Recursos contra roubo físico
- A atualização do sistema operacional ainda contará com novos mecanismos de proteção contra o roubo físico do celular. Entre as novidades previstas para este ano, está a função que impede o uso do aparelho após a restauração de fábrica, caso o processo seja feito sem a permissão do dono. Além disso, haverá a inclusão de uma pergunta de segurança, que poderá ser ativada com o Bloqueio Remoto para evitar que terceiros consigam alterar configurações ou acessar dados do dispositivo roubado. Assim, caso a resposta fornecida esteja errada, o uso do telefone será bloqueado até que ele volte para as mãos do proprietário.
- Aviso de compartilhamento de tela com contatos desconhecidos
- Ainda em fase de testes, outra função de segurança é um aviso de compartilhamento de tela com contatos desconhecidos. A novidade deve ajudar a proteger usuários contra golpes durante chamadas — caso abram apps bancários ou acessem informações sensíveis durante a ligação. Assim, um alerta será exibido explicando os riscos da ação. O telefone apresentará a opção de encerrar a ligação e interromper o compartilhamento imediatamente, com somente um toque na tela.