terça-feira , 30 abril 2024

Apple entra em polêmica ao rejeitar regra para carregador de celular

A União Europeia discute sobre a padronização de conectores para celulares. Os parlamentares debateram nesta segunda-feira (13) sobre a possibilidade de que todos telefones e outros dispositivos móveis como e-readers, tablets e acessórios tenham a mesma porta de entrada. A medida tem o objetivo de reduzir o acúmulo de lixo eletrônico e trazer mais conveniência aos usuários. No entanto, encontra resistência da Apple, uma das maiores fabricantes de smartphones do planeta.

Atualmente, o mercado mobile trabalha basicamente com três tipos de porta: a micro USB, a USB-C e a Lightning, que é exclusiva para produtos com a icônica maçã. Provavelmente, a medida obrigaria as fabricantes a adotar o USB-C, que está em ascensão.

Devido à medida, a Apple mostrou preocupação com os dispositivos já lançados que utilizam o Lightning como padrão de entrada. Tendo em vista que a empresa não pretende licenciar o conector e muito menos adotar um padrão universal de mercado, a empresa defende que a padronização seria um contrassenso. A gigante da tecnologia argumenta que a resolução produziria mais lixo eletrônico.

Por volta de um ano atrás, a Apple se pronunciou a respeito ao explicar que mais de 1 bilhão de dispositivos da marca ficariam obsoletos. Dessa forma, afirma que resultaria em um descarte de eletrônicos sem precedentes. A fabricante também aponta que a medida é contrária à inovação.

“Queremos garantir que qualquer nova legislação não resulte no envio de cabos ou adaptadores externos desnecessários a todos os dispositivos, ou torne obsoletos os dispositivos e acessórios usados ​​por muitos milhões de europeus e centenas de milhões de clientes da Apple em todo o mundo. Ser forçada a incomodar este enorme mercado terá consequências muito além dos objetivos declarados pela Comissão”, explicou a Apple em resposta à União Europeia.

Apesar dos argumentos apresentados, os parlamentares seguem na discussão sobre a padronização das entradas USB e devem votar em nova sessão para efetivar ou não a medida. Entretanto, a Comissão não descarta a possibilidade que a adoção do método escolhido como padrão seja voluntária. Portanto, as fabricantes que preferirem não utilizá-lo poderiam simplesmente ignorar a resolução.

Os legisladores europeus vêm incentivando os fabricantes a adotarem um modelo padrão desde 2009, mas considera que os acordos voluntários que realizaram não produziram resultados satisfatórios e que a meta ainda não foi alcançada.

Na defesa para manter a porta Lightning, a Apple lembra que colabora para garantir a conveniência dos usuários e minimizar o descarte de lixo eletrônico através de um adaptador de Lightning para micro USB. A empresa ainda deixa claro que pretende fazer a mesma coisa com USB-C.

 

Verificar também

MacBook Air com M3 ou M2? O que muda no laptop da Apple

MacBook Air M3 e MacBook Air M2 são dois notebooks fabricados pela Apple. Ambos fazem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.